Pular para o conteúdo principal

Mãos Talentosas e o O efeito ZIP


Imagem relacionada

Assisti um singelo filme em que a mãe do protagonista perguntou a um professor se ele havia lido todos os livros que repousavam em sua gigantesca biblioteca. Ele respondeu: “quase todos!” Passei desde então a questionar nossa imersão quase inconsciente neste processo de mudanças pelo qual vem passando a absorção do conhecimento, sobretudo por me lembrar do espanto da mulher ao escutar a resposta tranquila daquele mestre.

A perplexidade que a dominara certamente guardara relação com o fato de ser analfabeta, condição que a pusera, de pronto, em estado de desigualdade, favorecendo sua estupefação diante de um leitor, sobretudo quando o mesmo comparar-se-ia a um super atleta, cuja envergadura intelectual intimidaria qualquer acadêmico haja vista sua monumental disciplina para a maratona literária.

Mas não era só isso. A personagem de certo fora compelida ao questionamento talvez por considerar a inutilidade de um acervo tão extraordinariamente volumoso, tendo em vista a missão de folheá-lo - por mais disposição que houvesse - significar um sacrifício hercúleo, para não dizer inútil, haja vista a “impossibilidade” do propósito.

O hábito da leitura, para muitos, é comparável a uma batalha titânica, impressão reforçada pela visão intimidatória presente, por exemplo, em uma estante repleta de livros, sobretudo quando os mesmos se destacam pela densidade de seu conteúdo.

Pessoas que não empreendem o exercício da leitura inobservam que tal prática possui relação com a paixão, o entusiasmo e a alegria de permitir-se imergir nas águas profundas do oceano literário. A cena entre um professor e sua faxineira mostra-se oportuna uma vez que traduz o significado do amor pelos livros, o qual pode se manifestar na dedicação ao outro. Ou seja, não é possível conceber um leitor que se farta com uma boa leitura e não deseje compartilhá-la com os demais. No filme, o professor dedicou-se a alfabetizar a moça, assim como um leitor apaixonado indicaria, com satisfação, uma boa obra literária.

Contudo, há um interessante aspecto a se observar no questionamento da personagem, especialmente se atentarmos para um, dentre inúmeros fenômenos que a dimensão tecnológica nos trouxe, qual seja, a opção pela compactação, pela redução da densidade dos conteúdos de natureza intangível, tais como os arquivos que transitam nos cyber espaços.

Nossos e-mails e memórias de computadores estão atolados de arquivos, os quais, embora em sua esmagadora maioria correspondam a livros, não os designamos como tais, e sim, preferimos chamá-los de arquivos, já que a configuração do conteúdo, por não se apresentar tangível, parece merecer outra denominação.
Tal observação nos coloca diante de outro aspecto, qual seja o efeito da redução dos arquivos para nossa percepção acerca da literatura, uma vez que tal mecanismo não garante que as pessoas abandonem a ideia de que ler perfaz uma prática monótona ou mesmo desnecessária.

Em outras palavras, trocar a visão de uma monumental biblioteca por arquivos em formato PDF devidamente reduzidos (zipados) cumpriria a função de aproximar as pessoas de livros? Ou, ao contrário, essa relação contribuiria para permanecermos em nossas zonas de conforto, ignorando, pela suposta praticidade que tais configurações de conteúdos oferecem, o salutar interesse pela leitura?

Não há respostas absolutas, pois existem indivíduos que se deslumbrariam com a imagem de muitos livros, alguns capazes de se encantar pela mera expectativa de seu conteúdo, bem como outros que se deixariam arrebatar pela capa, o design, enfim, pela configuração estética, sem contar aqueles cuja percepção se mostra consentânea ao fenômeno da compactação, pois cresceram dialogando com esses padrões, os quais sobrelevam em importância haja vista contemplarem a indissociabilidade entre tempo e densidade de conteúdo, permitindo, pela fragmentação, tornar a leitura uma prática mais palatável.

A despeito das divergências quanto aos efeitos dos programas que se prestam à compactação de arquivos na esfera da leitura, certo é que a prática dessa consiste em mais empoderamento aos que já dominam os códigos da linguagem e especialmente àqueles ainda distantes do fértil terreno dos livros, seja pelo analfabetismo ou por simplesmente não exercitá-la, significando afirmar que tão importante prática altera positivamente nosso estado de consciência, operando para que o conhecimento se instale em nós de modo natural e espontâneo, permitindo assim, que o espanto ceda lugar à serenidade e prazer quando nos depararmos com uma biblioteca.

"Texto inspirado no filme " Mãos talentosas"

Maurício Alves
Advogado






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evangélicos e generalizações

        A generalização atribuída ao chamado campo religioso evangélico no Brasil, traduz um equívoco pontual e importante, à medida que sua feição difusa, diversa e em muitos aspectos caótica, oculta a expressão de dogmas - no interior de tal corrente - oriundos da ideologia neoliberal incrustados especialmente  nos modos de enxergar as desigualdades, as quais não resultariam - à luz da interpretação de suas lideranças mais expressivas midiaticamente - das condições de natureza histórica vincadamente marcadas pela prevalência de interesses da elite economicamente opressora, todavia, da passividade ou diligência dos crentes em face das "naturais" adversidades que desafiam a existência e, por consequência inescapável, a fé.     O maneira de discernir o tema da desigualdade por parte (incorro em deliberada generalização) dos evangélicos, importa no vínculo imediato que a inevitabilidade do sofrimento possui com o grau de credulidade nas promessas divinas, as quais, em que pes

CULTURA E CIDADANIA: UM ELO NECESSÁRIO

     O caldo revolucionário fermentado na Bahia no início do século XIX, fora imantado pela irresignação ao cativeiro bem como pelo componente religioso especialmente dos negros islamizados que aqui aportavam, condição a produzir significativo receio do governo, uma vez que o Haiti demonstrara, pouco tempo antes, extraordinário exemplo emancipatório através de uma revolução cujos ecos indicavam a necessidade de precauções quanto à gestão da condição negra no país.      Evidentemente que as elites brasileiras em nada refletiam a mais remota disposição em considerar uma efetiva emancipação do povo negro escravizado, uma vez que a economia do império dependia de sua mão de obra, significando afirmar, que qualquer reflexão acerca da escravidão, estaria circunscrita aos interesses de uma elite cuja razão de fundo a orientar seus passos apenas incluía a manutenção do  status quo .      O conteúdo básico a balizar a hegemônica opinião acerca das sublevações negras no período retro indicado, c

Sonhos, significados, sentido

A frase O universo numa casca de Noz, cunhada pelo grande matemático e físico teórico Stephen Hawking, a qual intitula um de seus extraordinários livros, constitui indicativo de que o tamanho das coisas não abriga, necessariamente, relação de proporção com seus significados. A esse respeito, basta observarmos a natureza e as sutis apreensões que dela advêm, uma vez que, permitindo-se escutar com sensibilidade o canto dos pássaros, o farfalhar das folhas ou mesmo o impacto de uma queda d’água em seu pouso sobre as rochas, conceberemos uma peça musical inaudível aos que não se permitem sonhar.   Sonhos possuem o condão de nos fazer enxergar em diminutos elementos, grandes significados, os quais correspondem ao sentido de nossa existência e nos permitem aceitar o quão graciosa e repleta de poesia é a vida, cuja evidência resta comprovada quando, por exemplo, dominados pela espontaneidade lançamos pequenas pedras em direção a um rio ao dele nos aproximarmos.   Tal contexto me